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CRÉDITOS, FONTES E REFERÊNCIAS

  • Última atualização: 22/10/2024

Referências bibliográficas:

  • Gottman, J. (1997). Raising an Emotionally Intelligent Child: The Heart of Parenting. Simon & Schuster.

    • Esta obra oferece estratégias para melhorar a comunicação emocional entre pais e filhos, abordando a importância da escuta ativa e da empatia nas relações familiares.

  • Faber, A., & Mazlish, E. (1980). How to Talk So Kids Will Listen & Listen So Kids Will Talk. Scribner.

    • Um clássico sobre a arte de se comunicar de forma eficaz com as crianças, fornecendo ferramentas para a escuta ativa e a criação de um ambiente onde o diálogo seja facilitado.

  • Siegel, D., & Bryson, T. (2011). The Whole-Brain Child: 12 Revolutionary Strategies to Nurture Your Child’s Developing Mind. Delacorte Press.

    • Baseado em neurociência, este livro explora maneiras de criar rotinas e limites saudáveis, e como os pais podem incentivar comportamentos positivos e habilidades emocionais em seus filhos.

  • Baumrind, D. (1971). Current Patterns of Parental Authority. Developmental Psychology Monographs, 4(1), 1-103.

    • Um estudo clássico sobre os diferentes estilos de parentalidade e seus impactos no desenvolvimento emocional e comportamental das crianças, essencial para entender a importância de limites consistentes.

  • Kohn, A. (2005). Unconditional Parenting: Moving from Rewards and Punishments to Love and Reason. Atria Books.

    • Este livro discute como os pais podem focar no reforço positivo, sem depender de punições ou recompensas materiais, para promover a autonomia e o comportamento responsável.

  • Ginott, H. (1965). Between Parent and Child: The Bestselling Classic That Revolutionized Parent-Child Communication. Three Rivers Press.

    • Ginott oferece orientações sobre como usar a comunicação para criar um relacionamento de respeito e confiança mútua entre pais e filhos, alinhado ao passo de escuta ativa.

  • Dweck, C. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. Random House.

    • Aborda como o desenvolvimento da mentalidade de crescimento é crucial para permitir que as crianças vejam os erros como oportunidades de aprendizado, e como os pais podem incentivar essa atitude.

  • Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall.

    • A teoria social cognitiva de Bandura enfatiza como as crianças aprendem observando o comportamento dos pais, o que reforça a importância de ser um modelo de comportamento.

  • Greene, R. (2008). The Explosive Child: A New Approach for Understanding and Parenting Easily Frustrated, Chronically Inflexible Children. HarperCollins.

    • Esta obra explora como ajudar as crianças a gerenciar emoções difíceis e a desenvolver resiliência, alinhando-se ao passo sobre ensinar o gerenciamento emocional.

  • Seligman, M. (1990). Learned Optimism: How to Change Your Mind and Your Life. Knopf.

    • Oferece insights sobre como os pais podem ensinar os filhos a enfrentar frustrações e desafios de maneira otimista e resiliente, essenciais para o desenvolvimento emocional.

  • Baumrind, D. (1971). Current Patterns of Parental Authority. Developmental Psychology Monographs, 4(1), 1-103.

    • Estudo clássico sobre os diferentes estilos parentais (autoritário, permissivo, democrático) e seus impactos no desenvolvimento infantil.

  • Bronfenbrenner, U. (1979). The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Harvard University Press.

    • Uma abordagem ecológica sobre como o ambiente familiar, escolar e social influencia o desenvolvimento da criança.

  • Gottman, J. (1997). Raising an Emotionally Intelligent Child: The Heart of Parenting. Simon & Schuster.

    • Orientações práticas para os pais sobre como desenvolver a inteligência emocional dos filhos e melhorar o relacionamento familiar.

  • Ginott, H. (1965). Between Parent and Child: The Bestselling Classic That Revolutionized Parent-Child Communication. Three Rivers Press.

    • Um guia sobre como pais podem comunicar-se de forma mais eficiente e empática com seus filhos, estabelecendo uma relação saudável.

  • Kabat-Zinn, J. (1997). Everyday Blessings: The Inner Work of Mindful Parenting. Hyperion.

    • Aborda a importância do mindfulness na educação dos filhos e como estar presente pode melhorar a relação entre pais e filhos.

  • Siegel, D., & Bryson, T. (2011). The Whole-Brain Child: 12 Revolutionary Strategies to Nurture Your Child’s Developing Mind. Delacorte Press.

    • Estratégias práticas baseadas em neurociência para pais ajudarem seus filhos a desenvolverem emocionalmente e cognitivamente.

  • Faber, A., & Mazlish, E. (1980). How to Talk So Kids Will Listen & Listen So Kids Will Talk. Scribner.

    • Um clássico sobre comunicação entre pais e filhos, com exemplos práticos para melhorar o diálogo familiar.

  • Neufeld, G., & Maté, G. (2004). Hold On to Your Kids: Why Parents Need to Matter More Than Peers. Ballantine Books.

    • Enfatiza a importância do vínculo entre pais e filhos e como este deve ser mais forte que a influência dos pares.

  • Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall.

    • Base teórica para o entendimento de como as crianças aprendem observando comportamentos e como a autoestima se desenvolve.

  • Bandler, R., & Grinder, J. (1975). The Structure of Magic I: A Book About Language and Therapy. Science and Behavior Books.

    • Introdução à PNL e como essa técnica pode ser aplicada para melhorar a comunicação e o desenvolvimento pessoal.

  • Tannen, D. (2001). I Only Say This Because I Love You: How the Way We Talk Can Make or Break Family Relationships Throughout Our Lives. Random House.

    • Um estudo sobre como a linguagem influencia o relacionamento familiar e estratégias para melhorar a comunicação.

  • Kohn, A. (2005). Unconditional Parenting: Moving from Rewards and Punishments to Love and Reason. Atria Books.

    • Uma abordagem sobre como criar filhos sem depender de punições e recompensas, focando em relações baseadas em amor e razão.

  • Seligman, M. (1990). Learned Optimism: How to Change Your Mind and Your Life. Knopf.

    • A importância de desenvolver uma mentalidade positiva em crianças e adolescentes para que enfrentem os desafios com mais resiliência.

  • Rogers, C. R. (1961). On Becoming a Person: A Therapist’s View of Psychotherapy. Houghton Mifflin.

    • Teorias sobre desenvolvimento humano, comunicação e a importância da autenticidade nas relações familiares.

  • Greene, R. (2008). The Explosive Child: A New Approach for Understanding and Parenting Easily Frustrated, Chronically Inflexible Children. HarperCollins.

    • Técnicas para lidar com crianças e adolescentes com dificuldades em controlar emoções e frustrações.

  • Dweck, C. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. Random House.

    • A teoria do mindset, que discute a importância de uma mentalidade de crescimento para o desenvolvimento pessoal e sucesso na vida.

  • Bailey, B. (2015). Conscious Discipline: Building Resilient Classrooms. Loving Guidance, Inc.

    • Abordagem para construir relações baseadas em disciplina consciente e emocional tanto em casa quanto na escola.

  • Griffith, M. (2009). The Mindful Parent: Strategies from Psychological Science to Raise Resilient, Independent, and Emotionally Intelligent Children. Wiley.

    • Estratégias de mindfulness e psicologia positiva aplicadas à criação de filhos resilientes e independentes.

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