Gottman, J. (1997). Raising an Emotionally Intelligent Child: The Heart of Parenting. Simon & Schuster.
Esta obra oferece estratégias para melhorar a comunicação emocional entre pais e filhos, abordando a importância da escuta ativa e da empatia nas relações familiares.
Faber, A., & Mazlish, E. (1980). How to Talk So Kids Will Listen & Listen So Kids Will Talk. Scribner.
Um clássico sobre a arte de se comunicar de forma eficaz com as crianças, fornecendo ferramentas para a escuta ativa e a criação de um ambiente onde o diálogo seja facilitado.
Siegel, D., & Bryson, T. (2011). The Whole-Brain Child: 12 Revolutionary Strategies to Nurture Your Child’s Developing Mind. Delacorte Press.
Baseado em neurociência, este livro explora maneiras de criar rotinas e limites saudáveis, e como os pais podem incentivar comportamentos positivos e habilidades emocionais em seus filhos.
Baumrind, D. (1971). Current Patterns of Parental Authority. Developmental Psychology Monographs, 4(1), 1-103.
Um estudo clássico sobre os diferentes estilos de parentalidade e seus impactos no desenvolvimento emocional e comportamental das crianças, essencial para entender a importância de limites consistentes.
Kohn, A. (2005). Unconditional Parenting: Moving from Rewards and Punishments to Love and Reason. Atria Books.
Este livro discute como os pais podem focar no reforço positivo, sem depender de punições ou recompensas materiais, para promover a autonomia e o comportamento responsável.
Ginott, H. (1965). Between Parent and Child: The Bestselling Classic That Revolutionized Parent-Child Communication. Three Rivers Press.
Ginott oferece orientações sobre como usar a comunicação para criar um relacionamento de respeito e confiança mútua entre pais e filhos, alinhado ao passo de escuta ativa.
Dweck, C. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. Random House.
Aborda como o desenvolvimento da mentalidade de crescimento é crucial para permitir que as crianças vejam os erros como oportunidades de aprendizado, e como os pais podem incentivar essa atitude.
Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall.
A teoria social cognitiva de Bandura enfatiza como as crianças aprendem observando o comportamento dos pais, o que reforça a importância de ser um modelo de comportamento.
Greene, R. (2008). The Explosive Child: A New Approach for Understanding and Parenting Easily Frustrated, Chronically Inflexible Children. HarperCollins.
Esta obra explora como ajudar as crianças a gerenciar emoções difíceis e a desenvolver resiliência, alinhando-se ao passo sobre ensinar o gerenciamento emocional.
Seligman, M. (1990). Learned Optimism: How to Change Your Mind and Your Life. Knopf.
Oferece insights sobre como os pais podem ensinar os filhos a enfrentar frustrações e desafios de maneira otimista e resiliente, essenciais para o desenvolvimento emocional.
Baumrind, D. (1971). Current Patterns of Parental Authority. Developmental Psychology Monographs, 4(1), 1-103.
Estudo clássico sobre os diferentes estilos parentais (autoritário, permissivo, democrático) e seus impactos no desenvolvimento infantil.
Bronfenbrenner, U. (1979). The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Harvard University Press.
Uma abordagem ecológica sobre como o ambiente familiar, escolar e social influencia o desenvolvimento da criança.
Gottman, J. (1997). Raising an Emotionally Intelligent Child: The Heart of Parenting. Simon & Schuster.
Orientações práticas para os pais sobre como desenvolver a inteligência emocional dos filhos e melhorar o relacionamento familiar.
Ginott, H. (1965). Between Parent and Child: The Bestselling Classic That Revolutionized Parent-Child Communication. Three Rivers Press.
Um guia sobre como pais podem comunicar-se de forma mais eficiente e empática com seus filhos, estabelecendo uma relação saudável.
Kabat-Zinn, J. (1997). Everyday Blessings: The Inner Work of Mindful Parenting. Hyperion.
Aborda a importância do mindfulness na educação dos filhos e como estar presente pode melhorar a relação entre pais e filhos.
Siegel, D., & Bryson, T. (2011). The Whole-Brain Child: 12 Revolutionary Strategies to Nurture Your Child’s Developing Mind. Delacorte Press.
Estratégias práticas baseadas em neurociência para pais ajudarem seus filhos a desenvolverem emocionalmente e cognitivamente.
Faber, A., & Mazlish, E. (1980). How to Talk So Kids Will Listen & Listen So Kids Will Talk. Scribner.
Um clássico sobre comunicação entre pais e filhos, com exemplos práticos para melhorar o diálogo familiar.
Neufeld, G., & Maté, G. (2004). Hold On to Your Kids: Why Parents Need to Matter More Than Peers. Ballantine Books.
Enfatiza a importância do vínculo entre pais e filhos e como este deve ser mais forte que a influência dos pares.
Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall.
Base teórica para o entendimento de como as crianças aprendem observando comportamentos e como a autoestima se desenvolve.
Bandler, R., & Grinder, J. (1975). The Structure of Magic I: A Book About Language and Therapy. Science and Behavior Books.
Introdução à PNL e como essa técnica pode ser aplicada para melhorar a comunicação e o desenvolvimento pessoal.
Tannen, D. (2001). I Only Say This Because I Love You: How the Way We Talk Can Make or Break Family Relationships Throughout Our Lives. Random House.
Um estudo sobre como a linguagem influencia o relacionamento familiar e estratégias para melhorar a comunicação.
Kohn, A. (2005). Unconditional Parenting: Moving from Rewards and Punishments to Love and Reason. Atria Books.
Uma abordagem sobre como criar filhos sem depender de punições e recompensas, focando em relações baseadas em amor e razão.
Seligman, M. (1990). Learned Optimism: How to Change Your Mind and Your Life. Knopf.
A importância de desenvolver uma mentalidade positiva em crianças e adolescentes para que enfrentem os desafios com mais resiliência.
Rogers, C. R. (1961). On Becoming a Person: A Therapist’s View of Psychotherapy. Houghton Mifflin.
Teorias sobre desenvolvimento humano, comunicação e a importância da autenticidade nas relações familiares.
Greene, R. (2008). The Explosive Child: A New Approach for Understanding and Parenting Easily Frustrated, Chronically Inflexible Children. HarperCollins.
Técnicas para lidar com crianças e adolescentes com dificuldades em controlar emoções e frustrações.
Dweck, C. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. Random House.
A teoria do mindset, que discute a importância de uma mentalidade de crescimento para o desenvolvimento pessoal e sucesso na vida.
Bailey, B. (2015). Conscious Discipline: Building Resilient Classrooms. Loving Guidance, Inc.
Abordagem para construir relações baseadas em disciplina consciente e emocional tanto em casa quanto na escola.
Griffith, M. (2009). The Mindful Parent: Strategies from Psychological Science to Raise Resilient, Independent, and Emotionally Intelligent Children. Wiley.
Estratégias de mindfulness e psicologia positiva aplicadas à criação de filhos resilientes e independentes.
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Método prático para aprimorar o relacionamento com seu filho, incentivando diálogo, autonomia e resiliência, de forma a construir uma base sólida para o sucesso pessoal e profissional dele.
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